2016: O ano em revista

Está a chegar ao final de 2016, um ano em que o tema da Segurança da Informação ganhou ainda mais maturidade e presença no nosso dia-a-dia. Desde as inúmeras fugas de informação e ataques de negação de serviço, passando pela entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, o ano de 2016 marca claramente um ponto de viragem no modo como este tema será abordado no futuro.

Este também foi um ano movimentado para a AP2SI! Estivemos envolvidos em várias iniciativas de promoção do tema da Segurança da Informação e continuamos a tentar aumentar a abrangência da nossa intervenção a nível nacional.
Das várias atividades desenvolvidas gostaríamos de destacar as seguintes:
  • A reestruturação e realização dos encontros da C0NFRAR1A. Podem ver os vídeos no nosso canal YouTube e aproveitamos também para agradecer à Bright Pixel pelo apoio na utilização do espaço.
  • A instituição do Prémio de Mérito para Mestres em temas relacionados com segurança da informação. Esta iniciativa, que pretendemos que tenha carácter anual, pretende fomentar o tema da Segurança da Informação nas instituições académicas. Conheça mais sobre o Prémio e o Júri.

Estivemos também presentes em várias atividades e eventos, nomeadamente:

  • Em Junho, apresentámos uma visão possível da evolução da segurança, na edição deste ano da European Security Conference, subordinada ao tema “O Futuro da Cibersegurança”

Também desenvolvemos iniciativas de modo a trazer mais benefícios para os nossos associados(as):

  • Apoiamos a divulgação da, e conseguimos o acesso em condições vantajosas à, 3ª Conferência ICISSP – Conferência Internacional sobre Segurança em Sistemas de Informação e Privacidade – organizada pelo INSTICC (Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication) que terá lugar de 19 a 21 de fevereiro de 2017, na cidade do Porto
  • Assegurámos a entrada gratuita na 3ª edição da bSidesLisbon, com direito ao attendee full package.
 No global, consideramos que foi um ano bastante positivo para a AP2SI e para o desenvolvimento do tema da Segurança da Informação no nosso país. Olhamos para 2017 com confiança reforçada e muita vontade de continuar a desenvolver este trabalho e a corresponder às vossas expectativas.