2018: o ano em revista

Num ano de 2018 marcado pela entrada em vigor do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados e pela Diretiva de Segurança em Redes, o tema da segurança da informação foi bastante discutido no Parlamento e nos órgãos de gestão das organizações tendo marcado presença assídua nas notícias. Estivemos, sempre que nos foi possível, envolvidos nestas temáticas com o objetivo de cumprir a nossa missão de sensibilização para estes temas em Portugal.

Assim, como já é habitual, segue abaixo o nosso ano de 2018 em revista.

Janeiro

  • Lançámos a Campanha Delta Cafés – AP2SI a nível nacional, com um conjunto de mensagens apelativas à segurança da informação em pacotes de açúcar.

Fevereiro

  • Estivemos em Braga, juntamente com a Universidade do Minho, num evento dedicado à Segurança da Informação e Proteção de Dados organizado pela Sincronideia.

Março / Abril

Maio

Junho

  • Divulgamos e apoiamos a Conferência ICISSP – Conferência Internacional sobre Segurança em Sistemas de Informação e Privacidade – organizada pelo INSTICC (Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication) que terá lugar de 23 a 25 de Fevereiro de 2019, em Praga, na República Checa. Lembramos que os associados AP2SI usufruem de um desconto no registo para a conferência.
  • Apoiámos e participámos na Conferência CISO360 , uma conferência que juntou em Lisboa CISOs e profissionais de segurança de 20 países num ambiente de discussão e partilha de conhecimento. Os associados da AP2SI tiveram acesso gratuito à mesma.
  • Apoiámos, em parceria com o Projecto MiudosSegurosNa.Net a iniciativa “GDPR – Young Europeans have their say” com jovens portugueses e de toda a Europa, sobre o entendimento que estes têm sobre a privacidade e a sua vida online. Dê uma vista de olhos no nosso álbum de recortes em https://www.miudossegurosna.net/GDPRscrapbook/
  • Estivemos também no C-Days, organizado pelo CNCS, em Coimbra.

Julho

Setembro

  • Iniciámos a participação no Grupo de Reflexão sobre Resiliência Cibernética, promovido pelo Instituto de Defesa Nacional. Esta iniciativa visa promover o estudo e debate de temas associados à Resiliência Cibernética com relevância para as instituições dos setores público e privado, em especial das infraestruturas críticas nacionais, contribuindo para o apoio do seu processo de decisão, a promoção e a sensibilização para uma cultura de Segurança e Defesa, e a divulgação do conhecimento e melhores práticas.

Outubro

Novembro

  • Firmámos uma parceria com a Behaviour no sentido de proporcionar o acesso a formação em condições mais vantajosas para os nossos associados.
  • Organizámos a maior BSidesLisbon de sempre, com mais de 400 participantes, no ISCTE. Se não teve oportunidade de estar connosco, veja e subscreva os vídeos no canal Youtube.
  • Estivemos no Grupo de Reflexão sobre Resiliência Cibernética, no IDN, para as 3ª e 4ª sessões.
  • Participámos no 1º Congresso do nosso parceiro ADSP – Associação dos Diretores de Segurança de Portugal, com uma reflexão sobre cibersegurança.

Dezembro

  • Terminámos o ano com mais um associado coletivo: a Claranet

Ao longo do ano organizámos também as habituais Confrarias, nas quais tivemos  oportunidade de partilhar experiências e conhecimento. Resta-nos agradecer por depositarem em nós a vossa confiança durante este ano e fazemos votos de continuar a contar com, e a merecer, o vosso apoio em 2019.

Com os melhores cumprimentos e votos de um excelente (e seguro) 2019,

A Direção