Divulgação: Miguel Freitas é o vencedor da 3ª Edição do Prémio de Mérito AP2SI

Miguel Freitas, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, é o vencedor da terceira edição do Prémio de Mérito AP2SI, com o trabalho “Network Softwarization for IACS Security Applications“.

O trabalho, orientado pelos Professores Tiago Cruz e Paulo Simões, teve por principal objetivo explorar os paradigmas emergentes de redes definidas por software (Software Defined Networks, SDN) e virtualização de funções de rede (Network Function Virtualization, NFV) para a criação de serviços de segurança avançados passíveis de serem aplicados a sistemas de automação e controlo industrial (Industrial and Automation Control Systems, IACS).

A terceira edição do Prémio de Mérito AP2SI contou com 11 trabalhos de alunos de 7 instituições. Além da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, estiveram a concurso trabalhos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, do Instituto Superior Técnico, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Aveiro e da Universidade da Beira Interior. Todos os trabalhos foram analisados pelo nosso júri nas vertentes de Qualidade Académica, Aplicabilidade Prática, Originalidade e Pertinência atual do tema.

Queremos dar os parabéns a todos os concorrentes cuja participação demonstra a boa recepção do desafio da AP2SI nas instituições de ensino superior em Portugal, e a abrangência do tema tocando em várias áreas do conhecimento como informática, gestão de empresas ou privacidade de dados, demonstrando que a segurança da informação é um tema cada vez mais transversal à sociedade.

na fotografia: Miguel Freitas 

na fotografia, da esquerda para a direita: Miguel Freitas, Paulo Simões e Tiago Cruz.

na fotografia, da esquerda para a direita: Bruno Morisson (Presidente do Júri), Miguel Freitas e Jorge Pinto (Presidente da AP2SI), durante a entrega do certificado na BSidesLisbon 2019