2019: O ano em revista

Car@s associad@s,
 
O ano de 2019 foi marcado, mais uma vez, pelo ransomware e pelo rápido crescimento do fenómeno da desinformação. A Segurança da Informação e a cibersegurança ocupam, cada vez mais, um papel de relevo na sociedade portuguesa e em todo o mundo. Como habitualmente, estivemos, sempre que nos foi possível, envolvidos nestas temáticas com o objectivo de cumprir a nossa missão de sensibilização para a segurança da informação em Portugal.
 
Assim, como já é habitual, segue abaixo o nosso ano em revista.
 
Janeiro
 
Estivemos na Conferência Combate às Fake News da Agência Lusa.
 
Fevereiro / Março
 
Trabalhámos em conjunto com o Centro Nacional de Cibersegurança e a Procuradoria Geral da República numa iniciativa de identificação do gap legislativo existente no tópico da divulgação responsável de vulnerabilidades (responsible disclosure).
Lançámos a 3ª edição do Prémio de Mérito AP2SI.
 
Abril
 
Estivemos na 13ª Edição da Pós-graduação em Gestão e Direcção de Segurança, no âmbito da nossa parceria com a Autónoma Academy e a Associação de Directores de Segurança de Portugal, a leccionar o módulo “Desafios para o Director de Segurança”, englobado na componente de Segurança da Informação.
 
Realizámos uma acção de sensibilização para jovens no Conservatório de Música da Covilhã.
 
Maio/Junho
 
Divulgamos e apoiamos a Conferência ICISSP – Conferência Internacional sobre Segurança em Sistemas de Informação e Privacidade – organizada pelo INSTICC (Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication) que terá lugar de 25 a 27 de Fevereiro de 2020, na cidade de Valetta, em Malta. Lembramos que os associados AP2SI usufruem de um desconto no registo para a conferência.
 
Um conjunto restrito de associados participou na fase de comentários ao documento “Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança” emitido pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
 
Participámos, em conjunto com o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto e o Centro Nacional de Cibersegurança, na elaboração e gestão das duas fases de qualificação da primeira edição do CyberSecurityChallenge.pt que visou identificar os 10 membros da equipa que representou Portugal no Cyber Security Challenge Europeu, organizado pela ENISA. A fase final de qualificação ocorreu durante a edição do C-DAYS de 2019, em Junho, na cidade do Porto.
 
Participámos na conferência C-DAYS, no painel Políticas de Gestão de Vulnerabilidades“, moderado pelo CNCS, juntamente com a Comissão Nacional de Proteção de Dados e a Procuradoria Geral da República.
 
Agosto / Setembro / Outubro
 
Trabalhámos no primeiro Estudo sobre os profissionais de cibersegurança e segurança da informação em Portugal. Desenvolvemos o questionário, incorporámos sugestões e necessidades discutidas em conjunto com o Observatório de Cibersegurança do CNCS e colocámos online o questionário. Contámos com o apoio na divulgação da Security Magazine, APSEI e Landing.Jobs.
 
Participámos em três artigos dedicados à cibersegurança para o site NTECH.news.
 
Participámos numa reunião do Grupo de Reflexão para a Resiliência Cibernética, organizado pelo Instituto de Defesa Nacional.
 
Apoiámos e acompanhámos os dez membros da equipa portuguesa no Cyber Security Challenge, num workshop em Lisboa e na competição em Viena.
 
Novembro
 
Publicámos os resultados iniciais do Estudo sobre os profissionais de cibersegurança e segurança da informação em Portugal. Iremos actualizar esta página à medida que formos encontrando mais resultados da análise dos dados.
 
Tal como em 2018 orgulhamo-nos de ter organizado a maior BSidesLisbon de sempre, no auditório da Faculdade de Medicina Dentária. A 6ª edição da conferência contou com cerca de 550 pessoas entre conferencistas, oradores, sponsors e voluntários. Se não teve oportunidade de estar connosco, veja e subscreva os vídeos no canal Youtube. Este ano a conferência disponibilizou também, nos três dias anteriores, a possibilidade de acesso a sessões de formação especializadas – BSidesLisbon Trainings – em condições especiais para os associados da AP2SI.
 
Entregámos o 3º Prémio de Mérito AP2SI ao vencedor Miguel Freitas.
 
Estivemos na 14ª Edição da Pós-graduação em Gestão e Direcção de Segurança, no âmbito da nossa parceria com a Autónoma Academy e a Associação de Directores de Segurança de Portugal, a leccionar o módulo “Desafios para o Director de Segurança”, englobado na componente de Segurança da Informação.
 
Estivemos na 4ª edição da conferência do ISACA Lisbon Chapter, em que participámos no painel “Digital Trust Crisis”, juntamente com membros do ISACA e da CIIWA.
 
Dezembro
 
O nosso Presidente foi entrevistado por Tito de Morais, fundador do Projecto MiúdosSegurosna.Net, numa sessão dedicada ao tema “Sensibilizar Para a Segurança da Informação em Portugal”, onde se falou sobre o trabalho desenvolvido pela AP2SI. 
 
 
 
Ao longo do ano organizámos também as habituais Confrarias, nas quais tivemos oportunidade de partilhar experiências e conhecimento. Apoiámos também a divulgação de pedidos de colaboração provenientes de estudantes de Mestrado, no decorrer dos seus trabalhos.
 
Trabalhámos também na divulgação do Cyber Cloud & Expo, que ocorrerá no dia 24 de Março no Altice Forum Braga e que contará com um painel dedicado ao profissional de cibersegurança moderado pela AP2SI, sendo que os associados colectivos têm acesso a condições preferenciais para a exposição.
 
Não poderíamos terminar este apanhado sem uma nota especial de agradecimento aos membros do Júri do Prémio de Mérito AP2SI que durante várias semanas leram e avaliaram as onze dissertações a concurso.
 
Resta-nos agradecer a todos os associados que depositaram em nós a sua confiança durante este ano e fazemos votos de continuar a contar com, e a merecer, o vosso apoio em 2020. Deixamos também um muito obrigado aos associados colectivos S21SECSincronideiaContiSystems e ClaraNet pelo apoio que nos deram no ano transacto.
 
Com os melhores cumprimentos e votos de um excelente (e seguro) 2020.
 
A Direção