Divulgação: Mariana Cunha é a vencedora da 4ª Edição do Prémio de Mérito AP2SI

Mariana Cunha, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, é a vencedora da quarta edição do Prémio de Mérito AP2SI, com o trabalho “Privacy-Preserving Mechanisms for Location Traces“.

O trabalho, orientado pelo Professor João Paulo Vilela, teve por principal objectivo desenvolver um mecanismo de preservação de privacidade de localização centrado no utilizador, ou seja, um mecanismo que proteja a privacidade de um utilizador no momento da recolha de informação e que seja adequado para proteger os utilizadores não apenas contra recolhas de informação únicas, mas também, ao longo do tempo, contra recolhas efectuadas de forma contínua. Neste último cenário, pretendeu-se desenvolver um mecanismo de protecção que seja adequado a diferentes frequências de actualizações e / ou à correlação entre recolhas de forma a mitigar possíveis violações de privacidade que advenham da exploração das características intrínsecas dos dados de localização..

A quarta edição do Prémio de Mérito AP2SI contou com 8 trabalhos de alunos de 4 instituições. Além da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, estiveram a concurso trabalhos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, do Instituto Superior Técnico, e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Todos os trabalhos foram analisados pelo nosso júri nas vertentes de Qualidade Académica, Aplicabilidade Prática, Originalidade e Pertinência atual do tema.

Queremos dar os parabéns a todos os concorrentes cuja participação demonstra a boa recepção do desafio da AP2SI nas instituições de ensino superior em Portugal, e a abrangência do tema tocando em várias áreas do conhecimento como informática, gestão de empresas ou privacidade de dados, demonstrando que a segurança da informação é um tema cada vez mais transversal à sociedade.

na fotografia: Mariana Cunha