Divulgação: Fábio Gomes é o vencedor da 5ª Edição do Prémio de Mérito AP2SI

Fábio Gomes, estudante do Instituto Superior Técnico, é o vencedor da quinta edição do Prémio de Mérito AP2SI, com o trabalho “Cryptojacking Detection with CPU Usage Metrics“.

O trabalho, orientado pelo Professor Miguel Pupo Correia, teve por principal objectivo desenvolver um mecanismo de detecção de técnicas de cryptojacking baseado na monitorização de métricas de CPU e análise via machine learning.

A quinta edição do Prémio de Mérito AP2SI contou com 4 trabalhos de alunos de 2 instituições de Ensino Superior. Além do Instituto Superior Técnico, estiveram também a concurso trabalhos de alunos do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Todos os trabalhos foram analisados pelo nosso júri nas vertentes de Qualidade Académica, Aplicabilidade Prática, Originalidade e Pertinência actual do tema.

Queremos dar os parabéns a todos os concorrentes cuja participação demonstra a boa recepção do desafio da AP2SI nas instituições de ensino superior em Portugal, e a abrangência do tema tocando em várias áreas do conhecimento como informática, gestão de empresas ou privacidade de dados, demonstrando que a segurança da informação é um tema cada vez mais transversal à sociedade.

Na fotografia: Fábio Gomes