Divulgação: André Brandão é o vencedor da 6ª Edição do Prémio de Mérito AP2SI

André Brandão, estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, é o vencedor da sexta edição do Prémio de Mérito AP2SI, com o trabalho “Prediction of Privacy Preferences with User Profiles: A Federated Learning Approach“.

O trabalho, orientado pelo Professor João P. Vilela, teve por principal objectivo desenvolver uma estratégia segura para aprender e prever as preferências de privacidade dos  utilizadores de acordo com o contexto de utilização dos seus smartphones, assegurando também que os dados de utilização usados na aprendizagem se mantém privados.

A sexta edição do Prémio de Mérito AP2SI contou com 4 trabalhos de alunos de 3 instituições de Ensino Superior. Além da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, estiveram também a concurso trabalhos de alunos do Instituto Superior Técnico e da Universidade da Beira Interior. Todos os trabalhos foram analisados pelo nosso júri nas vertentes de Qualidade Académica, Aplicabilidade Prática, Originalidade e Pertinência actual do tema.

Queremos dar os parabéns a todos os concorrentes cuja participação demonstra a boa recepção do desafio da AP2SI nas instituições de ensino superior em Portugal, e a abrangência do tema tocando em várias áreas do conhecimento como informática, gestão de empresas ou privacidade de dados, demonstrando que a segurança da informação é um tema cada vez mais transversal à sociedade.