Edição de 2018

Sobre o vencedor da Edição de 2018

Miguel Borges de Freitas, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi o vencedor da terceira edição do Prémio de Mérito AP2SI, com o trabalho “Network Softwarization for IACS Security Applications

Veja aqui mais informação

 

Sobre o Júri da Edição de 2018

Bruno Morisson

Mestre com distinção em Segurança da Informação pela Royal Holloway, Universidade de Londres exerce as funções de Director de Serviços de Auditoria na INTEGRITY, coordenando projectos nas diversas áreas de actuação da empresa especialmente em testes de intrusão de infraestrutura, aplicações web, mobile, ERP e SCADA entre outros.

Conta com mais de 15 anos de experiência profissional em Segurança da Informação, tendo no passado ocupado as funções de Security Operations Manager, e Senior Information Security Consultant num operador de telecomunicações, focado em serviços de segurança da informação para grandes empresas dos sectores financeiro, público, e energia em Portugal.

É um membro activo da comunidade de segurança da informação em Portugal, e membro fundador da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI) da qual é actualmente Vice Presidente da Direcção, fundador e moderador da mailing list portuguesa InfoSec-Pros-PT, e participa na organização dos encontros mensais informais da Confraria de Segurança da Informação. Detém diversas certificações internacionais em Segurança da Informação, Tecnologias de Informação, nomeadamente CISSP-ISSMP, OSCP, GPEN, CISA, ISO27001 Lead Auditor e ITILv3.

Carlos Serrão

Licenciado em Informática e Gestão de Empresas, no ISCTE-IUL e Mestre em Gestão de Sistemas de Informação, no ISCTE-IUL, especialização na área de Segurança de Informação. É também Doutorado em Arquitectura de Computadores e Sistemas Distribuídos, pela Universitat Politécnica de Catalunya (Barcelona).

Desde 2008 que é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL, Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação, em que lecciona diversas unidades curriculares relacionadas com Segurança de Informação, e Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Web e Mobile-based. Foi igualmente investigador na ADETTI-IUL, nas áreas de “Sistemas e Aplicações Distribuídas e Segurança de Informação”, “Gestão e Proteção de Propriedade Intelectual Digital” e “Desenvolvimento de SI para a Web e Mobile”, tendo estado integrado no grupo NUIGRAM (Natural User Interaction Graphics and Mobility). Desde Janeiro de 2015 que faz parte da ISTAR-IUL, estando integrado no grupo SSE (Software Systems Engineering), onde trabalha nas  mesmas áreas de investigação.

Desde 1996, participou em múltiplos projectos nacionais e internacionais financiados pela União Europeia, pela Agência Espacial Europeia assim como por entidades privadas. É o autor e co-autor de dezenas de artigos e comunicações em conferências internacionais, jornais e revistas assim como relatórios de projecto. É igualmente autor de diversos livros de desenvolvimento de aplicações com a linguagem de programação PHP.

Líder português do OWASP (Open Web Applications Security Project) colaborando na divulgação, organização de eventos e em alguns projectos da organização. Membro fundador da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança de Informação (AP2SI), onde exerce funções nos orgãos estatutários. Empreendedor em startups na área de SI/TI.

Pedro Inácio

Pedro Ricardo Morais Inácio tem uma licenciatura pré-Bolonha em Matemática Informática e um Doutoramento em Engenharia Informática, obtidos na Universidade da Beira Interior (UBI) em 2005 e 2009, respetivamente. Os trabalhos de Doutoramento foram desenvolvidos no ambiente empresarial da Nokia Siemens Networks Portugal S.A., ao abrigo de uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Integra o corpo docente da UBI desde 2010, onde preside o departamento de informática e leciona unidades curriculares relacionadas com segurança e garantia da informação, programação de dispositivos móveis e simulação assistida por computador, a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, nomeadamente aos de Engenharia Informática. Atualmente é diretor de curso da licenciatura em Informática Web. É também instrutor da Academia Cisco da UBI.

É membro sénior IEEE e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT). Os seus interesses de investigação incluem segurança e garantia da informação, simulação assistida por computador, e monitorização, análise e classificação de tráfego de rede. Tem cerca de 30 publicações em livros, revistas e conferências científicas internacionais com revisão por pares. Revê com frequência artigos para revistas IEEE, Springer, Wiley e Elsevier. Foi membro do Comité Técnico de diversas conferências internacionais como a ACM Symposium on Applied Computing – Track on Networking. Foi um dos organizadores da WISARC 2016.

Pedro Veiga

Licenciado e Doutorado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico é também Agregado em Engenharia Informática e de Computadores pelo mesmo Instituto e Professor Catedrático do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Exerceu funções de Coordenador da Secção de Sistemas Digitais do Departamento de Engª Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, foi director do Centro de Cálculo e Presidente do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi também pró-reitor da Universidade de Lisboa, responsável pelos sistemas de informação.

Foi Presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional, gestor do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI) e Membro da Equipa de Missão para a Sociedade da Informação. É fundador e Presidente da Direcção do chapter português da Internet Society e exerceu também as funções de Coordenador do Centro Nacional de CiberSegurança.

Sérgio Nunes

Doutorado em Gestão de Sistemas de Informação no Instituto Superior de Economia e Gestão, Mestre em Segurança da Informação pela Carnegie Mellon University e Mestre em Segurança Informática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa.

É professor auxiliar convidado no ISEG e na Universidade Atlântica. É também coordenador da Pós-Graduação Information Security Management no ISEG.

Tem mais de 10 anos de experiência como consultor em gestão de sistemas de informação, auditoria de TI e segurança da informação. É um membro ativo da comunidade de segurança da informação em Portugal e membro fundador da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança de Informação (AP2SI). Exerce funções nos orgãos estatutários da AP2SI e da APGOVSI (ISACA Lisbon Chapter). Detém diversas certificações internacionais em Segurança da Informação, Tecnologias de Informação e Gestão de Projectos, nomeadamente CISSP, CISA, CISM, CEH, CPTS, APOGEP/IPMA-D, COBIT e ITIL.