Estudo sobre os profissionais de cibersegurança e segurança da informação em Portugal (2019)

[Última actualização:20 de Novembro de 2019, 10:30]

No Estudo sobre os profissionais de cibersegurança e segurança da informação em Portugal, a AP2SI teve como objectivo obter um melhor entendimento sobre os profissionais que desenvolvem a sua actividade na área da cibersegurança e segurança da informação no nosso país.

Nos últimos 20 anos a área profissional da cibersegurança e segurança da informação foi das que mais transformações sofreu tendo actualmente uma abrangência significativa em termos das áreas do saber e da experiência. Tendo em conta o actual desenvolvimento desta área em Portugal, pretendemos categorizar melhor o profissional de segurança e com esta informação contribuir para a promoção e reconhecimento destas novas profissões e áreas do saber no nosso país.

O estudo é baseado nos resultados de um inquérito em linha, aberto e anónimo, que contou com um total de 367 respostas completas por parte dos inquiridos às questões colocadas. É com base neste valor que são apresentados os quadros 1 a 9. A partir do quadro 10 a amostra diz respeito apenas aos 359 inquiridos que referiram que se encontravam activos profissionalmente à data do inquérito.

As perguntas colocadas visam obter uma caracterização demográfica dos profissionais reunindo dados como género, idade, habilitações literárias e localização geográfica (quadros 1 a 5) e informação respeitante à sua situação profissional passada e actual, nomeadamente sector em que desenvolve a actividade, dados de empregabilidade e rotatividade, tempo de carreira, exclusividade, rendimento auferido e função exercida (quadros 6 a 12). Auscultámos também os inquiridos de modo a perceber quais os factores que consideram importantes na execução da sua actividade profissional (quadro 13).

Nos quadros seguintes procuramos sumarizar os resultados imediatos, sendo que iremos proceder a actualizações desta página enquanto terminamos a análise dos resultados compostos.

 

Quadros

Quadro 1: Distribuição dos inquiridos por género

 

Quadro 2: Distribuição dos inquiridos por faixa etária

 

Quadro 3: Distribuição dos inquiridos por região (de acordo com a NUTS II)

 

Quadro 4: Qualificações dos inquiridos (de acordo com o QNQ)

 

Quadro 5: Distribuição dos inquiridos por sector económico onde desenvolvem a sua actividade

 

Quadro 6: Número de anos em que o inquirido desempenha uma actividade relacionada com cibersegurança ou segurança da informação

 

Quadro 7: Número de vezes que o inquirido mudou de emprego desde que desempenha funções em cibersegurança ou segurança da informação

 

Quadro 8: Número de anos em que o inquirido esteve desempregado desde que exerce uma função, ou adquiriu formação, em cibersegurança ou segurança da informação

 

Quadro 9: Situação profissional actual 

 

Os quadros seguintes reflectem as respostas dos inquiridos que se encontravam a exercer actividade profissional à data do inquérito (amostra: 359 inquiridos)

 

Quadro 10: Alocação de tempo a tarefas de cibersegurança e segurança da informação

 

Quadro 11: Actividades de cibersegurança e segurança da informação em que os inquiridos investem a maioria do seu tempo

 

Quadro 12: Distribuição dos inquiridos por intervalo de rendimentos (a 2019) 

 

Quadro 13: Factores preferenciais na execução da actividade profissional

 

Este estudo é uma iniciativa da

com o apoio de:

 

Parceiros de divulgação