2020: O ano em revista

Car@s associad@s,
 
O ano de 2020 foi claramente um ano atípico marcado pelo aparecimento do vírus SARS-CoV-2 e a consequente pandemia que, directa ou indirectamente, nos tem afectado a todos.
 
Num ano completamente diferente do que estávamos habituados foi para nós claro que a situação seria completamente diferente, para pior, sem uma infraestrutura de comunicações como a Internet que apoiou e suportou muitos dos esforços de continuidade de operações de empresas e instituições.  No entanto estes esforços não foram sem riscos sendo óbvio que muitas entidades não estavam preparadas para realizar a transformação digital de forma segura, sendo que, ironicamente os grupos criminosos estavam bem mais preparados para atuar e fizeram-no, sendo prova disso o aumento dos ataques ao longo do ano. 2020 foi também o ano em que pela primeira vez uma morte foi directamente atribuída à presença de ransomware. Este incidente trouxe à luz as consequências possíveis de uma aproximação deficiente à segurança da informação e cibersegurança.
 
No que diz respeito à atividade da AP2SI o impacto mais proeminente foi o cancelamento da conferência BSidesLisbon. No entanto não parámos e, dentro do possível, tentámos levar a cabo as iniciativas possíveis dentro da disponibilidade dos voluntários que as apoiaram. Como habitualmente, estivemos, sempre que nos foi possível, envolvidos nestas temáticas com o objectivo de cumprir a nossa missão de sensibilização para a segurança da informação em Portugal. Também criámos novas parcerias e reforçámos as que já existiam.
 
Assim, como já é habitual, segue abaixo o nosso ano em revista.
 

Janeiro

  • Arrancámos com a primeira Confraria do ano no dia 29 de Janeiro com apresentações pelo André Garrido e do Alek Amrani.

Fevereiro – Março

  • Apoiámos a iniciativa “ePrivacidade Trocada Por Miúdos”, uma campanha sobre privacidade e segurança online que visa sensibilizar crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos para a confiança e segurança online.

Abril

  • Angariámos 400€ para apoiar os voluntários da 3DMask PT na impressão de equipamentos de proteção individual que foram posteriormente doados a instituições e profissionais de saúde.

Maio

Julho

  • Apoiámos a primeira BSidesPorto que aconteceu em Julho, em formato online.

Outubro

Novembro

Dezembro

  • Concluímos a adaptação do livro juvenil “ABC of APPsec” para português. Já o partilhámos com os associados e contamos partilhar com o público no dia da Proteção de Dados, 28 de Janeiro.
  • Terminámos o ano como começámos, com uma Confraria que contou com a participação da Mariana Cunha e da Sílvia Cardoso.

 Além destas atividades em pontos específicos do ano, trabalhámos também ao longo de 2020 com o Centro Nacional de Cibersegurança, a Procuradoria Geral da República e a Comissão Nacional de Protecção de Dados na proposta de criação de uma framework para Divulgação Responsável de Vulnerabilidades em Portugal, assim como na proposta de alteração da Lei da Cibersegurança que promova um enquadramento seguro para os investigadores de segurança. Também contribuímos para o Relatório Cibersegurança em Portugal – Sociedade emitido pelo CNCS em Dezembro.

Mantivemos também os pedidos de apoio para trabalhos académicos.


Vantagens para associados 

Queremos também dar as boas-vindas à NXSecurity que se juntou à AP2SI no final do ano como associado colectivo.
Não poderíamos terminar este resumo sem uma nota especial de agradecimento aos membros do Júri do Prémio de Mérito AP2SI que durante várias semanas leram e avaliaram as dissertações a concurso.

Resta-nos agradecer a tod@s @s associad@s que depositaram em nós a sua confiança durante este ano e fazemos votos de continuar a contar com, e a merecer, o vosso apoio em 2021. Deixamos também um muito obrigado aos associados colectivos S21SECSincronideiaClaraNet e NXSecurity pelo apoio que nos deram.

Com os melhores cumprimentos e votos de um excelente (e seguro) 2021,

A Direção