Os impactos da Diretiva NIS2 em Portugal

É com grande satisfação que a Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI) apresenta este whitepaper, fruto da colaboração e conhecimento especializado dos nossos associados coletivos.

Através deste documento, buscamos fornecer uma visão abrangente sobre a Diretiva NIS2 e seus potenciais impactos no contexto empresarial português.
No início de 2024, a Diretiva NIS2 entrou em vigor, apresentando-se como um marco regulatório essencial para a cibersegurança no espaço europeu. No entanto, em território nacional, a transposição desta diretiva para o ordenamento jurídico português ainda está em curso, com o prazo limite estabelecido para 17 de outubro de 2024. Reconhecemos a urgência e importância de analisar as implicações da NIS2 para o tecido empresarial português.

Este documento é resultado do esforço conjunto de diversas empresas associadas à AP2SI, cada uma com sua experiência única em segurança da informação. A diversidade das áreas de atuação dos nossos associados coletivos enriqueceu esta compilação, permitindo-nos oferecer diversas visões sobre como a NIS2 pode influenciar as operações empresariais em Portugal.

Os nossos especiais agradecimentos aos Associados Colectivos que colaboraram nesta iniciativa pelo compromisso em partilhar conhecimento para o benefício coletivo: Accenture Portugal, Art Resilia, Axians Portugal, CyberX, Devoteam Cyber Trust, DXC Portugal, Ethiack e Sincronideia. Este whitepaper reflete o espírito de cooperação da AP2SI e espera ser uma ferramenta útil para as empresas portuguesas no caminho rumo à conformidade com a Diretiva NIS2.

Faça download do documento aqui.