Bruno Branco, Mestre em Engenharia Elétrica Militar, curso da Academia Militar ministrado em associação com o Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, é o vencedor da nona edição do Prémio de Mérito AP2SI, com o trabalho “Drone Security Scoring System“.
O trabalho que teve a coorientação do Professor Doutor Jose Silvestre Serra Silva e do Professor Doutor Miguel Nuno Dias Alves Pupo Correia, propõe um novo método de classificação para avaliar o nível de segurança dos drones. O Sistema de Classificação de Segurança de Drones (D3S) é um método de avaliação de segurança que analisa os aspetos de segurança dos diversos componentes de um modelo de drone. Este sistema fornece uma classificação global de segurança, através da avaliação de métricas como os protocolos de comunicação, vulnerabilidades de software e a eficácia de mecanismos de segurança concebidos para a defesa contra ciberataques.
A nona edição do Prémio de Mérito AP2SI contou com trabalhos de alunos de 6 instituições de Ensino Superior. Além do Instituto Superior Técnico e da Academia Militar, estiveram também a concurso trabalhos de alunos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Todos os trabalhos foram analisados pelo nosso júri nas vertentes de Qualidade Académica, Aplicabilidade Prática, Originalidade e Pertinência atual do tema.
Queremos dar os parabéns a todos os concorrentes, cuja participação continua a demonstrar a boa recetividade, perante o desafio lançado anualmente por parte da AP2SI junto das instituições de ensino superior em Portugal.
