Estudo sobre os profissionais de cibersegurança e segurança da informação em Portugal (2021)

Última actualização: 11.10.2021

No Estudo sobre os profissionais de cibersegurança e segurança da informação em Portugal realizado em 2019 a AP2SI teve como objectivo obter um melhor entendimento sobre os profissionais que desenvolvem a sua actividade na área da cibersegurança e segurança da informação no nosso país.

Continuando esta área a demonstrar uma rápida evolução, quer em termos de abrangência das temáticas, quer ao nível do saber que se torna cada vez mais especializado, a Associação entendeu que estava na altura de, em conjunto com os nossos parceiros, lançar a 2ª edição deste estudo.

Através das respostas recolhidas no inquérito, obtivemos dados comparativos com o estudo de 2019 que nos permitirão perceber melhor quem são, e como estão a evoluir profissionalmente, as pessoas que protegem os serviços digitais, os nossos dados e a sociedade da informação em Portugal.

O estudo é baseado nos resultados de um inquérito em linha, aberto e anónimo. Foram consideradas para a amostra um total de 330 respostas completas às questões colocadas. É com base nesta amostra que são apresentados os quadros 1 a 10. A partir do quadro 11 a amostra é composta pelos 327 inquiridos que referiram que se encontravam activos profissionalmente à data do inquérito.

As perguntas colocadas visaram obter uma caracterização demográfica dos profissionais reunindo dados como género, etnicidade, idade, habilitações literárias e localização geográfica (quadros 1 a 5) bem como informação respeitante à sua situação profissional passada e actual, nomeadamente sector em que desenvolve a actividade, dados de empregabilidade e rotatividade, tempo de carreira, exclusividade, rendimento auferido e funções exercidas (quadros 6 a 13). Auscultámos também os inquiridos de modo a perceber quais os factores que consideram importantes na execução da sua actividade profissional (quadro 14).

Nos quadros seguintes procuramos sumarizar os resultados imediatos, sendo que iremos proceder a actualizações desta página enquanto terminamos a análise dos resultados compostos. Clique nos quadros para ver a imagem nas dimensões originais.

 

Quadros

Quadro 1: Distribuição dos inquiridos por género

 

02_representatividade_etnica

Quadro 2: Representatividade étnica dos inquiridos

 

03_distribuicao_etaria

Quadro 3: Distribuição dos inquiridos por faixa etária

 

04.Distribuição geográfica

Quadro 4: Distribuição dos inquiridos por região (de acordo com a NUTS II)

 

05_Qualificações_académicas

Quadro 5: Qualificações académicas dos inquiridos (de acordo com o QNQ)

 

03_distribuicao_setor_económico

Quadro 6: Distribuição dos inquiridos por sector económico onde desenvolvem a sua actividade

 

06.periodo_na_carreira

Quadro 7: Número de anos em que o inquirido desempenha uma actividade relacionada com cibersegurança ou segurança da informação

 

07.permanência_emprego

Quadro 8: Número de vezes que o inquirido mudou de emprego desde que desempenha funções em cibersegurança ou segurança da informação

 

Quadro 9: Número de anos em que o inquirido esteve desempregado desde que exerce uma função, ou adquiriu formação, em cibersegurança ou segurança da informação

 

09. situaçao profissional atual

Quadro 10: Situação profissional actual 

 

Os quadros seguintes reflectem as respostas dos inquiridos que se encontravam a exercer actividade profissional à data do inquérito (amostra: 327 inquiridos)

10.tempo_dedicado_a_ciber

Quadro 11: Alocação de tempo a tarefas de cibersegurança e segurança da informação

 

11.Funções_exercidas

Quadro 12: Actividades de cibersegurança e segurança da informação em que os inquiridos investem a maioria do seu tempo

 

12.vencimentos

Quadro 13: Distribuição dos inquiridos por intervalo de rendimentos (a 2021) 

 

13.fatores importantes na vida profissional

Quadro 14: Factores preferenciais na execução da actividade profissional

 

 

Este estudo é uma iniciativa da

com o apoio de:

Parceiros de divulgação