Edição de 2016

Sobre o Vencedor da Edição de 2016

O vencedor da Primeira Edição do Prémio de Mérito AP2SI foi  André Joaquim do Instituto Superior Técnico, pelo seu trabalho “vtTLS: A Vulnerability-Tolerant Communication Protocol

O Júri decidiu atribuir uma menção honrosa a Diogo Raposo, também aluno do Instituto Superior Técnico, pelo trabalho “MACHETE: Multi-path Communication for Security”.

Veja aqui mais informação

 

Sobre o Júri da Edição de 2016

Bruno Morisson

Mestre com distinção em Segurança da Informação pela Royal Holloway, Universidade de Londres exerce as funções de Director de Serviços de Auditoria na INTEGRITY, coordenando projectos nas diversas áreas de actuação da empresa especialmente em testes de intrusão de infraestrutura, aplicações web, mobile, ERP e SCADA entre outros.

Conta com mais de 15 anos de experiência profissional em Segurança da Informação, tendo no passado ocupado as funções de Security Operations Manager, e Senior Information Security Consultant num operador de telecomunicações, focado em serviços de segurança da informação para grandes empresas dos sectores financeiro, público, e energia em Portugal.

É um membro activo da comunidade de segurança da informação em Portugal, e membro fundador da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI) da qual é actualmente Vice Presidente da Direcção, fundador e moderador da mailing list portuguesa InfoSec-Pros-PT, e participa na organização dos encontros mensais informais da Confraria de Segurança da Informação. Detém diversas certificações internacionais em Segurança da Informação, Tecnologias de Informação, nomeadamente CISSP-ISSMP, OSCP, GPEN, CISA, ISO27001 Lead Auditor e ITILv3.

Carlos Serrão

Licenciado em Informática e Gestão de Empresas, no ISCTE-IUL e Mestre em Gestão de Sistemas de Informação, no ISCTE-IUL, especialização na área de Segurança de Informação. É também Doutorado em Arquitectura de Computadores e Sistemas Distribuídos, pela Universitat Politécnica de Catalunya (Barcelona).

Desde 2008 que é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL, Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação, em que lecciona diversas unidades curriculares relacionadas com Segurança de Informação, e Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Web e Mobile-based. Foi igualmente investigador na ADETTI-IUL, nas áreas de “Sistemas e Aplicações Distribuídas e Segurança de Informação”, “Gestão e Proteção de Propriedade Intelectual Digital” e “Desenvolvimento de SI para a Web e Mobile”, tendo estado integrado no grupo NUIGRAM (Natural User Interaction Graphics and Mobility). Desde Janeiro de 2015 que faz parte da ISTAR-IUL, estando integrado no grupo SSE (Software Systems Engineering), onde trabalha nas  mesmas áreas de investigação.

Desde 1996, participou em múltiplos projectos nacionais e internacionais financiados pela União Europeia, pela Agência Espacial Europeia assim como por entidades privadas. É o autor e co-autor de dezenas de artigos e comunicações em conferências internacionais, jornais e revistas assim como relatórios de projecto. É igualmente autor de diversos livros de desenvolvimento de aplicações com a linguagem de programação PHP.

Líder português do OWASP (Open Web Applications Security Project) colaborando na divulgação, organização de eventos e em alguns projectos da organização. Membro fundador da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança de Informação (AP2SI), onde exerce funções nos orgãos estatutários. Empreendedor em startups na área de SI/TI.

Paulo Viegas Nunes

Tenente-Coronel do Exército Português, da Arma de Transmissões, Licenciado e Mestre pela Academia Militar (AM), Mestre em Engª Eletrotécnica e de Computadores pelo IST, e Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid.

Foi Observador Militar na Missão da ONU para o Referendo no Sara Ocidental (1996). Durante a Presidência Portuguesa da UE, foi Secretário do Helsinki Task Force Group e Adjunto para a UE na MILREP Portuguesa junto da NATO e da UE (2007-2010).

É atualmente Chefe da Repartição de Guerra de Informação da DCSI/Exército, Gestor do NATO Multinational Smart Defence Project on Education and Training on Cyber Defence (MNCDE&T) e Co-Líder da Cyber Defence Discipline do EU Military Training Group.

É Coordenador Científico do Mestrado em Guerra de Informação e Professor Convidado na AM, IUM, IDN, Academia Militar de Saint-Cyr, Universidade do Minho, Universidade Nova, ISCTE e ISCAC. Presidente da Direção da Competitive Intelligence Information Warfare Association (CIIWA), sócio Efetivo da Revista Militar, da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Ordem dos Engenheiros. Conta também com trabalhos científicos e artigos publicados em diversas revistas nacionais e internacionais.

Pedro Veiga

Licenciado e Doutorado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico é também Agregado em Engenharia Informática e de Computadores pelo mesmo Instituto e Professor Catedrático do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Exerceu funções de Coordenador da Secção de Sistemas Digitais do Departamento de Engª Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, foi director do Centro de Cálculo e Presidente do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi também pró-reitor da Universidade de Lisboa, responsável pelos sistemas de informação.

Foi Presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional, gestor do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI) e Membro da Equipa de Missão para a Sociedade da Informação. É fundador e Presidente da Direcção do chapter português da Internet Society e exerce atualmente as funções de Coordenador do Centro Nacional de CiberSegurança.

Sérgio Nunes

Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa, é Mestre em Segurança da Informação pela Carnegie Mellon University e Mestre em Segurança Informática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É também Doutorando em Gestão de Sistemas de Informação no Instituto Superior de Economia e Gestão.

É professor auxiliar convidado no ISEG e na Universidade Atlântica. É também coordenador da Pós-Graduação Information Security Management no ISEG.

Tem mais de 10 anos de experiência como consultor em gestão de sistemas de informação, auditoria de TI e segurança da informação. É um membro ativo da comunidade de segurança da informação em Portugal e membro fundador da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança de Informação (AP2SI). Exerce funções nos orgãos estatutários da AP2SI e da APGOVSI (ISACA Lisbon Chapter). Detém diversas certificações internacionais em Segurança da Informação, Tecnologias de Informação e Gestão de Projectos, nomeadamente CISSP, CISA, CISM, CEH, CPTS, APOGEP/IPMA-D, COBIT e ITIL.