Divulgação: Dia Internacional da Mulher – entrevista a uma associada

Em celebração do Dia Internacional da Mulher em 2023, a AP2SI entrevistou a Associada Qualificada Carla Bouça que respondeu às nossas questões, partilhando connosco a importância de celebrar este dia, e dando-nos a conhecer o que é ser uma mulher em cibersegurança. Finalmente partilha também alguns conselhos a jovens mulheres quem queiram seguir uma carreira nesta área.

Por que acha importante comemorar o Dia Internacional da Mulher?

Carla Bouça: É importante comemorar o Dia Internacional da Mulher para relembrar o que já foi conquistado e o que ainda falta conquistar, até ao dia que deixará de ser necessário.

Já sentiu alguma(s) barreira(s) na sua carreira por ser mulher? Se sim, como a(s) superou?

CB: Sim, por diversas vezes. Supero estas situações, focando-me no meu valor e acreditando no que no sou capaz. Relembro-me do que já consegui e sigo em frente!

Qual o conselho mais importante que já recebeu?

CB: “Sê tu própria!”

Como acha que podemos encorajar mais jovens mulheres a seguir carreiras técnicas em geral, e para esta área em particular?

CB: Podemos encorajar mais jovens mulheres a seguir carreiras técnicas através de exemplos de sucesso contato por outras mulheres que sirvam de inspiração. Existem cada vez mais exemplos destes e na área de Cibersegurança não é exceção. Devem ser apresentados os diferentes ramos desta área e desmistificar que não é uma área de geeks de capuz que trabalham em garagens.

As mulheres também ficam bem de capuz!

Existe alguém que seja uma inspiração para si, na sua carreira?

CB: Sim, um colega, homem, excelente profissional, que por me considerar um par e acreditar em mim, me fez perceber que parte do preconceito e falta de crença está dentro de nós. Todos e todas precisamos, de vez em quando, de pessoas destas à nossa volta que nos abanem e nos façam crescer.

Porque acha que o tema da Diversidade e Inclusão no trabalho, e nesta área, é importante?

CB: O tema da diversidade é importante em qualquer área e nesta seguramente também. Diferentes culturas e pontos de vista são sempre uma mais-valia para se conseguirem soluções inovadoras capazes de resolver problemas tendencialmente complexos.

Que mensagem quer deixar para uma jovem mulher que esteja a pensar enveredar por esta carreira?

CB: Se está a pensar enveredar por este caminho, é porque tem curiosidade pelo tema. A curiosidade é uma boa qualidade para trabalhar nesta área, já é um bom começo! É preciso gostar de estudar e aprender continuamente, ter uma boa rede de contactos e gostar de partilhar conhecimento. Não dar qualquer relevância ao preconceito que possa sentir e continuar o caminho.

Carla Bouça tem uma carreira estabelecida em segurança da informação e cibersegurança e ocupa actualmente a posição de Cyber Security Awareness Officer na EDP. É também Associada Qualificada da AP2SI.

Relembre a entrevista realizada às Associadas Ana Respício e Sílvia Cardoso em 2022 aqui.